| Muito mais do que um motivo para encontrar os amigos e colocar a conversa em dia, um cafezinho pode trazer diversos benefícios à saúde. Além de estimular a memória, e atenção e a concentração, melhorando a atividade intelectual, a bebida tem comprovadas propriedades medicinais, prevenindo diversas doenças e beneficiando o tratamento de outras.
O consumo regular de café pode, inclusive, ajudar a prevenir a depressão e suas conseqüências, como o consumo de drogas. Dados de diversos estudos científicos modernos feitos no Brasil e no exterior apontam que a bebida, além de manter desperto, ativo e de bom humor durante o dia, estimula a vigília, a atenção, a concentração e a capacidade intelectual.
Os ácidos clorogênicos presentes no café modulam o estado de humor, reduzindo a depressão, que leva em muitos casos ao consumo de álcool, cigarro e drogas. Confira outros benefícios:
CAFÉ E CORAÇÃO
A depressão é um fator de risco cardiovascular. O consumo diário de 3 a 4 xícaras de café ao dia torrado adequadamente pode ser benéfico na prevenção da depressão por conter substancias com ação antioxidante.
CAFÉ E CÂNCER
O café possui substâncias anticancerígenas como polifenólicos (ácidos clorogênicos) antioxidantes e diterpenos como o cafestol, que possuem ação anticancerígena.
Ou seja, contrariando o que se pensava no passado, que o café poderia causar diversos males, entre eles o câncer, pesquisas modernas sugerem que o consumo moderado e regular de café pode até prevenir alguns tipos de câncer, como o de cólon ou de próstata.
Pesquisas em andamento ainda avaliam um possível papel protetor do café contra o câncer de pulmão e de próstata.
CAFÉ E DIABETES
Com o passar do tempo, a falta de atividade física e conseqüente aumento de peso fazem com que as pessoas ganhem gordura e percam músculos. Naturalmente, as células da insulina podem passar a ter uma resposta inadequada, levando ao diabetes do tipo 2.
Tanto a cafeína, como os ácidos clorogênicos, seus metabólitos e minerais como o magnésio, encontrados no café, melhoram o desempenho da insulina no organismo. A redução da expectativa de desenvolver diabetes é de 30 e 50% em populações que tomam café, comparadas com aquelas que não tomam café.
Mesmo para o indivíduo já diabético, o café facilita o controle dos níveis de açúcar no sangue e reduz as chances de complicações decorrentes da doença.
CAFÉ, DEPRESSÃO E SUICÍDIO
A depressão atinge quase 20% dos executivos e demais funcionários, prejudicando a produtividade e levando a prejuízos que ultrapassam 80 bilhões de dólares anuais somente nos Estados Unidos.
O consumo diário de quatro xícaras de café pode ajudar a prevenir a depressão e o suicídio. A afirmação é resultado de estudos efetuados com mais de 200 mil pessoas, por um período de dez anos, em dois centros de pesquisa localizados na Califórnia e em Boston, nos Estados Unidos. Resultados semelhantes foram encontrados em estudo realizado no Brasil, nos anos 80, entre jovens escolares.
O café puro ou com leite mostrou-se um grande agente preventivo da depressão, bem como um fitoterápico contra a depressão. | |