| Corrida contra a exclusão social: Prova de rua é ótima oportunidade para testar limites e exercitar o espírito solidário
Estão abertas as inscrições para a “9ª Corrida Shalom – Corrida pela Paz”, que ocorre no domingo, dia 06 de dezembro, às 7 horas, na Cidade Universitária – USP.
Além de profissionais e amadores, pessoas com deficiência atendidas pela OAT - Oficina Abrigada de Trabalho, também irão participar desta prova especial correndo ao lado de um “atleta guia”.
As inscrições dos “atletas guia” serão cortesia da organização e eles não serão inclusos em nenhuma categoria, contudo deverão se cadastrar previamente.
"A Corrida é para mim uma oportunidade para praticar esporte. Eu participei da primeira e desde então treino três vezes por semana em um clube de esportes da prefeitura. Quero correr na maratona de São Paulo de 2010 e estou me preparando para isso. Eu gosto da Corrida pela Paz porque as pessoas se encontram”, fala Evandro José de Oliveira, um dos aprendizes da OAT.
Movimento pela inclusão
Toda a renda obtida com as inscrições será revertida para esta entidade beneficente que atende jovens e adultos com algum tipo de deficiência, independente da religião, desenvolvendo-os como cidadãos trabalhadores, além de inseri-los no mercado desenvolvendo desempenho e atitude profissional por meio de oficinas de papel reciclado, papelaria e seqüencial industrial.
A OAT www.oat.org.br é mantida pela Comunidade Shalom que agrega mais de 300 famílias e mantém a única sinagoga igualitária, pluralista e inclusiva em São Paulo.
A ideia da corrida surgiu quando um grupo de corredores da comunidade se preparava para a Maratona de Nova York, cancelando sua viagem devido ao atentado do 11 de setembro.
“Decidimos então realizar uma prova aberta que reunisse pessoas e atletas, independente de sua religião, que quisessem participar de uma corrida e caminhada a favor da paz. A simpatia dos participantes e a repercussão do astral da prova nos incentivou a torná-la um evento anual. Foi uma forma também de promover a inclusão social através do esporte em uma corrida participativa”, explica o líder da Comunidade Shalom, o Rabino Adrian Gottfried.
Organização Corpore
A ‘Corrida pela Paz’ já faz parte do calendário de Corridas de Rua de São Paulo e conta com a organização da Corpore, uma referência na América Latina em qualidade e experiência nestes tipos de evento.
Cerca de 5 mil participantes nas categorias adulto, infanto-juvenil e portadores de necessidades especiais correrão ou caminharão com o número de peito conforme sua inscrição, e terão seus passos cronometrados por chip pelos 6 km (corredores) e 3 km (caminhantes).
Não há prêmios em dinheiro, mas as pessoas que terminarem a prova receberão uma medalha e uma camiseta comemorativa confeccionada em tecido high tech, que foi escolhida como uma das melhores pelos corredores habituês que participam de corridas de rua.
Após a premiação, a música toma conta do local. O clima de confraternização e a época do ano transformam a corrida em uma espécie de festa para os atletas e equipes, que ainda têm fôlego para cantar e celebrar o final da temporada de provas com muita energia a alto astral.
9ª Corrida Shalom – Corrida pela Paz
Data: 6 de dezembro
Local: Cidade Universitária – USP
Horário: Abertura – 7h / Largada – 9h
Inscrições: R$ 50 adultos e R$ 30 crianças
As inscrições poderão ser feitas:
- via internet no site da Corpore http://www.corpore.org.br/
- Pessoalmente : de 2ª a 6ª feira, das 10:30h às 18:30h.
Na CORPORE - Rua Bento de Andrade, 436 – Jd. Paulista - A partir de 05/10 até 1/12
Na COMUNIDADE SHALOM - R. Coronel Joaquim Ferreira Lobo 195 - Vila Olímpia e-mail: corrida@shalom.org.br site: www.shalom.org.br fone: (11) 3849-1477
A partir de 02/10 até às 12:00h (meio-dia) de 30/11
| |