Home Mapa do Site Contato
Quem Somos Nós? Cardápio Corridas Eventos Notícias Imprensa Como Chegar Fale com a gente
Runner Café / Notícias / MITOS E VERDADES SOBRE O ...
Mitos e verdades sobre o café

O café é uma das bebida mais consumidas em todo o mundo. Quente ou frio, encorpado ou suave, são muitas as formas de saborear a bebida. Isso sem falar nos sorvetes, tortas e doces elaborados com ele.

Porém, diversas lendas e mitos, umas com fundamento, outras não, rondam esse hábito tão saudável.

Hoje em dia, médicos e pesquisadores do mundo inteiro já afirmam que os benefícios do café são inquestionáveis.

Conheça abaixo algumas das lendas já desvendadas.

Criança não pode tomar café?
Quem disse que criança não pode tomar café? Pode e deve. Médicos do mundo todo concordam que o café é a bebida natural mais adequada para crianças.
Oferecer refrigerantes ou sucos artificiais no lanche, nas festas ou em casa para saciar a sede da criançada é um péssimo hábito que vem se alastrando no mundo inteiro. Estudos recentes realizados na Inglaterra detectaram que o consumo exagerado de refrigerantes por adolescentes não apenas danifica os dentes, mas pode provocar problemas de comportamento e afetar o crescimento. Cerca de 1/3 das crianças americanas são obesas e o consumo de bebidas e alimentos artificiais, incluindo refrigerantes, é um dos motivos.
O café pode ajudar crianças e adolescentes na escolas, estimulando o sistema de vigília, atenção e concentração, muito importantes no aprendizado escolar. Para isso, basta incluir café - com ou sem leite – no café-da-manhã, na merenda escolar ou no lanche da tarde.
O café estimula o sistema de vigília do cérebro humano, mantendo-o mais acordado. Seu consumo diário e moderado torna o cérebro mais atento e capaz de suas atividades intelectuais, diminuindo a apatia e depressão, e estimulando a memória, atenção e concentração.

Café engorda?
O café sem açúcar é uma bebida sem calorias ou gorduras, não levando ao ganho de peso ou à obesidade, ao contrario dos refrigerantes. Mais do que isso, o café é rico em vitaminas como a niacina, riboflavina e piridoxina, além de potássio, cálcio, ferro e zinco, entre outras substancias. Confira a lista completa:

  • Minerais: potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca), sódio (Na), ferro (Fe), manganês (Mn), rubídio (Rb), zinco (Zn), Cobre (Cu), estrôncio (Sr), cromo (Cr), vanádio (V), bário (Ba), níquel (Ni), cobalto (Co), chumbo (Pb), molibdênio (Mo), titânio (Ti) e cádmio (Cd)
  • Aminoácidos: alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, lisina,metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, valina
  • Lipídeos: triglicerídeos e ácidos graxos livres
  • Açúcares: sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos.
  • Outros: o café também possui uma vitamina do complexo B, a niacina (vitamina B3 ou vitamina PP) e, em maior quantidade que todos os demais componentes

Confira a comparação nutricional entre café, água e energético:

CAFÉ X ÁGUA MINERAL X GATORADE
(por litro)

 
Café
Água Mineral
Energético
Potássio
100 a 500 mg
1,50 mg
120 mg
Cálcio
100 a 300 mg
60 mg
0 mg
Magnésio
120 a 250 mg
13 mg
0 mg
Sódio
20 a 70 mg
1 mg
450 mg
Cloro
0,01 mg
0,01 mg
420 mg
Ferro
2 a 5 mg
0 mg
0 mg
Zinco
5 a 30 mg
0 mg
0 mg
Estrôncio
5 a 20 mg
0 mg
0 mg

 
Café tem muita cafeína, por isso faz mal?
Quando falamos em café, e pensamos sobre sua composição, logo vêm à mente que a bebida é composta de cafeína. O que pouca gente sabe é que o café tem inúmeras substâncias em sua composição, e que a cafeína é apenas uma pequena parte dele. Menos de 2,5 % do café é cafeína. Em maior quantidade, estão os ácidos clorogênicos, na proporção de até 10 %.
Após a torra, os ácidos clorogênicos formam quinídeos, com inúmeros efeitos farmacológicos, como aumento da captação de glicose (efeito antidiabético), ação antagonista opióide (efeito anti-alcoolismo) e inibidor da recaptação da adenosina (efeito benéfico na microcirculação).

Atletas não devem tomar café?
Já está comprovado: atletas que consomem diariamente café produzem mais endorfinas e encefalinas e têm sua performance aumentada de forma significativa. Atletas profissionais e amadores, e até mesmo aqueles que curtem uma vida saudável já estão incluindo em sua dieta o café.
Mesmo para quem ainda não pratica nenhuma atividade física, o consumo diário e moderado de café torna o cérebro mais atento, estimula a memória, atenção e concentração, melhorando a atividade intelectual.

[Março 2009]
« voltar às notícias
Av. Nazaré, 1199 - Ipiranga - 04263-100 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3628-0570
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h30
Sábados, das 10h às 18h.