Exposição, que chega ao Rio de Janeiro dia 27 de maio, ainda passará por diversas capitais até novembro, integrando as comemorações do Ano do Pulmão
De 27 a 30 de maio de 2010, o Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, recebe o pulmão gigante, um inflável de 190 m2 que reproduz o pulmão humano. A entrada será pela traqueia, onde o público visitante poderá conhecer todas as particularidades do órgão, assim como os principais problemas que o atingem.
Com a iniciativa da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e apoio da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOPTERJ) a instalação faz parte do projeto Ano do Pulmão 2010, uma ação conjunta de sociedades médicas de doenças respiratórias de diversos países.
Dentro do pulmão gigante, existem sete compartimentos com cartazes e monitores. Os visitantes assistirão a vídeos e receberão informações sobre tuberculose, asma, DPOC, câncer, tabagismo e pneumonia, doenças simbolizadas em cada parte do inflável. Seus compartimentos são interligados, produzidos em material translúcido e de ventilação natural.
“É uma iniciativa de grande importância, que servirá de alerta à população sobre as doenças respiratórias e proporcionará conhecimentos, por meio de palestras informativas. A expectativa é que seja um grande sucesso de público”, comenta dr. Bernardo Henrique Ferraz Maranhão, presidente da SOPTERJ.
Aliás, vale ressaltar que o Rio de Janeiro é o segundo estado brasileiro em número de casos de tuberculose; em relação às outras doenças pulmonares, os registros são semelhantes em todo território nacional.
“Queremos oferecer à população informações sobre as características de todos estes males que atingem a saúde respiratória, abordando os principais fatores de risco, prevenção, detecção e a importância do início precoce do tratamento, qualquer que seja a patologia, de maneira lúdica, de modo a chamar a atenção e conscientizar desde as crianças até os mais experientes”, afirma a dra. Jussara Fiterman, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
A pneumologista destaca que o setor de extrema importância no Pulmão Gigante é sobre o tabagismo. “Lá os visitantes terão informações sobre a relação do tabagismo, tanto ativo como passivo, com as principais doenças respiratórias, e especialmente com o câncer de pulmão”.
Aqueles que desejam abandonar o cigarro, receberão dicas e outras informações para auxiliar na cessação, inclusive de amigos e familiares nesta dura batalha.
Visitações
As visitas ao Pulmão Gigante no Rio de Janeiro serão gratuitas. Os visitantes serão divididos em grupos para entrar no pulmão em visitações monitoradas por médicos e fisioterapeutas, que comentarão os vídeos em seu interior e também as particularidades de cada uma das sete sessões.
Após entrar pela traqueia, o visitante passará pelas salas da tuberculose, asma, DPOC e doença intersticial. Ao atravessar um túnel de acesso, o visitante chega ao segundo pulmão, no qual receberá informações nas salas de câncer, pneumonia e tabagismo.
Exposição Pulmão Gigante
Data: de 27 a 30 de maio
Local: Planetário da Gávea
Endereço: Rua Vice-governador Rubens Berardo, 100, Gávea, RJ.
Informações: 0800 61 62 18
Entrada Gratuita |