|
Iniciativa alerta sobre o forte impacto na qualidade de vida dos pacientes com doenças inflamatórias intestinais e promove a Corrida Corpore FBG Viva Saudável 25K
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Digestiva (29 de maio), a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), em parceria com a Corpore Brasil, promove a Corrida Corpore FBG Viva Saudável 25K em 30 de maio, no Jockey Club de São Paulo. A iniciativa conta com o apoio da MSD e tem como objetivo conscientizar a população sobre a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, as principais doenças inflamatórias intestinais.
O evento contará com um espaço exclusivo para a troca de informações sobre as doenças e esclarecimento de dúvidas dos atletas com um médico gastroenterologista. As doenças inflamatórias intestinais podem afetar pessoas de qualquer idade. Porém, ocorrem com maior frequência em jovens, entre 15 e 35 anos. As causas da Doença de Crohn e da Retocolite Ulcerativa são desconhecidas, mas o diagnóstico e o controle precoce dessas enfermidades são fundamentais para o bem-estar e qualidade de vida do paciente.
Segundo Jaime Eisig, presidente da FBG, alertar a população sobre esse conjunto de doenças inflamatórias é dever da Federação. “Existem pessoas que apresentam os sintomas das doenças como diarreia, dor abdominal e até mesmo febre, mas muitas vezes não têm ideia do problema. Com essa ação, pretendemos conscientizar a sociedade a fim de melhorar a qualidade de vida de todos”, explica ele.
Caminhe ou corra
A Corrida Corpore FBG Viva Saudável 25K contará com três opções de distâncias: 25 km, 12,5 km e 4 km. Dessa maneira, será possível optar por correr (25 km ou 12,5 km) ou caminhar (4 km).
Corrida Corpore FBG Viva Saudável 25K
Data: 30 de maio
Local: Jockey Club de São Paulo - Av. Lineu de Paula Machado
Largada: 7h
Inscrições: para público geral pelo site: www.corpore.org.br, e para médicos e associados através do e-mail: fbg@fbg.org.br.
Impacto na qualidade de vida
Pelo menos cinco milhões de pessoas no mundo convivem com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. No Brasil, não há dados sobre a incidência desses problemas. No entanto, o diagnóstico das doenças inflamatórias intestinais é mais presente nas regiões Sudeste e Sul do País.
Os tratamentos convencionais para as doenças inflamatórias intestinais, à base de corticoides, imunossupressores e derivados da sulfa, ajudam no alívio dos sintomas. Para os pacientes que não respondem a esses tratamentos, os medicamentos biológicos são novas armas que podem prolongar a remissão dos sintomas, reduzir a necessidade de internações e procedimentos.
As doenças inflamatórias intestinais estão associadas a uma piora da qualidade de vida dos pacientes, restringindo suas atividades sociais e profissionais. A tendência é que o paciente leve uma vida mais regrada, permaneça mais em casa, falte com maior frequência ao trabalho, tenha dificuldades de relacionamento, limitações no acesso a sanitários ao sair de casa e até abandone sua atividade profissional. A piora dos rendimentos somada aos gastos com exames, internações e procedimentos geram um grande impacto financeiro para os portadores, principalmente nos casos em que a doença não está sendo acompanhada e tratada por um gastroenterologista.
Saiba mais sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica do trato gastrointestinal, que afeta parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode atingir qualquer parte do trato gastrointestinal. Os sintomas são: diarreia, cólica abdominal, febre, sangramento retal, perda de apetite e perda de peso subsequente.
A Retocolite Ulcerativa é uma doença inflamatória do cólon, intestino grosso, que se caracteriza por inflamação e ulceração da camada mais superficial do cólon. Os sintomas são diarreia, com ou sem sangramento retal, e dor abdominal.
| |