Home Mapa do Site Contato
Quem Somos Nós? Cardápio Corridas Eventos Notícias Imprensa Como Chegar Fale com a gente
Runner Café / Notícias / EXERCÍCIO FÍSICO DE BAIXA...
Exercício físico de baixa ou moderada intensidade tem efeito protetor sobre o aparelho digestivo

 

 
Caminhadas e exercícios aeróbicos são os mais indicados àqueles pacientes que possuem problemas gastrointestinais e procuram inserir a atividade física na rotina diária
 
    É fato que os exercícios físicos são benéficos para o organismo e que auxiliam na prevenção e melhoria de diversas doenças, dentre elas vale ressaltar as doenças cardiovaculares, a obesidade e o diabetes. No caso de doenças gastrointestinais, como gastrites, esofagites, úlceras, constipação intestinal, etc, a atividade física moderada influencia de forma positiva os sintomas que acometem esses pacientes. De acordo com o gastroenterologista do HCor – Hospital do Coração em São Paulo, Dr. André Siqueira Matheus,  o exercício físico de baixa ou moderada intensidade tem efeito protetor sobre o aparelho digestivo, além de prevenir o câncer de cólon, a diverticulite e a colelitiase.

         Porém não exagere os exercícios aeróbicos intensos e de longa duração, realizados principalmente por atletas, podem provocar sintomas gastrointestinais para aqueles que possuem ou não doenças prévias – tais sintomas podem ser divididos em do aparelho digestivo superior (vômitos, náuseas e queimação - azia, sintomas relacionados ao esôfago, estômago) e inferior (diarréia, cólica abdominal, perda de apetite, sangramento, aceleração dos movimentos intestinais e vontade de defecar, sintomas relacionados ao intestino delgado e grosso). “A etiologia desses sintomas durante o exercício é multifatorial e inclui a redução do fluxo sanguíneo intestinal, a liberação de hormônios gastrointestinais, o estresse mecânico do exercício sobre os órgãos abdominais, a desidratação, os fatores psicológicos, a idade, o sexo, a dieta e o nível de treinamento do individuo. Já a prática de atividade física leve e moderada atrelada a uma alimentação adequada funciona como importante fator de prevenção para doenças gastrointestinais”, afirma Dr. André Siqueira.

    De acordo com o fisiologista do Sport Check-up do HCor, Diego Leite de Barros caminhadas e corridas são as atividades mais indicadas para pessoas com problemas gastrointestinais e que vêem no exercício um prática saudável e essencial para manter a saúde e qualidade de vida. “Indicamos caminhadas e corridas de baixa intensidade para os pacientes com problemas gástricos. Treinos de fortalecimento muscular também são recomendados, porém com baixa intensidade e maior repetição das séries de exercícios. Quanto maior a intensidade maior as chances de sofrer com os sintomas advindos de doenças estomacais.” completa o fisiologista.

    Algo muito importante deve ser salientado, o aparecimento de sintomas como náuseas, vômitos e dor abdominal durante a realização de atividade física pode também ser sintomas do aparecimento de doenças cardiovasculares como um infarto agudo do miocárdio, desta forma o aparecimento de qualquer sintoma durante a realização de atividade física um médico deve ser consultado.
 
[28 de outubro]
« voltar às notícias
Av. Nazaré, 1199 - Ipiranga - 04263-100 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3628-0570
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h30
Sábados, das 10h às 18h.