|
Corrida está entre os exercícios mais indicados para controlar a concentração de insulina no organismo
O Instituto de Assistência e Pesquisa em Diabetes (IAPD), com a coordenação técnica da Velox Sports, realiza neste domingo (21) a 2ª Corrida Vencendo o Diabetes. O evento é uma ação que tem como objetivo alertar a população sobre os riscos, sintomas e tratamento do diabetes, uma doença que atinge cerca de 6% da população mundial, segundo pesquisa realizada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF).
Entre os atletas inscritos na corrida está o professor de educação física Marcos Alexandre de Souza e Silva, de 34 anos. Recentemente, Marcos descobriu o diabetes e precisou modificar alguns hábitos, principalmente os relacionados à alimentação. "No início levei um susto. Não sabia como seria meu cotidiano, principalmente tendo de ficar alerta aos horários para me alimentar", conta.
Marcos tem a atividade física bastante presente em sua vida. Não só pelo fato de ser professor de educação física, mas por ter sido auxiliar técnico de Márcio Andrade, que treinou por 2 anos a equipe de basquete profissional do Universo/Ajax. O professor também já treinou as categorias de base do time, quando os profissionais eram comandados por Alberto Bial. "Para lidar com o esporte não tive problema, mesmo porque eu sempre pratiquei esporte", diz.
Portanto, em doses controladas a atividade física é um forte aliado na prevenção e tratamento do diabetes. Alguns médicos indicam a corrida entre as modalidades mais aconselháveis para os diabéticos. É importante que seja uma atividade que utilize oxigênio em suas reações para favorecer a queima de glicose (açúcar) e gordura.
A longo prazo, o potencial atleta também ganha maior resistência e melhora suas funções cardiorrespiratórias. A prática da atividade física acompanhada de dieta bem elaborada melhora a saúde geral com redução da pressão arterial, melhora da formula sanguínea, com taxas satisfatórias de colesterol e açúcar.
Mas, atenção! Toda e qualquer atividade deve ser feita somente sob orientação médica. A prática indiscriminada pode provocar uma queda de açúcar no sangue, levando a pessoa ao desmaio ou até mesmo ao coma. Outra recomendação é que se faça uma alimentação leve antes das atividades
Benefícios da prática de exercícios ao diabético
A prática regular de exercício físico, em especial os aeróbicos, trás os seguintes benefício ao diabético:
* Estimula a produção de insulina.
* Aumenta a sensibilidade celular à insulina.
* Eleva a capacidade de captação de glicose pelos músculos.
* Diminui a gordura corporal, a qual está relacionada à diabetes tipo II
Fontes para entrevista:
Marcos Alexandre de Souza e Silva (Marquinhos) - 62-9608-0114
Dr. Nelson Rassi (médico) - 62-9129.5717
SERVIÇO:
Corrida Vencendo o Diabetes
Data: 21 de novembro
Horário: 8 horas
Local: Parque Areião
Percurso: 4km e 8km
Inscrições
Valor: R$ 30 (trinta reais)
Pontos: Loja Areião Esportes (Rua 90) e Velox Sports (Centro Comercial Caiobá - Al. Ricardo Paranhos) ou pelo site www.veloxsports.com.br
| |