Home Mapa do Site Contato
Quem Somos Nós? Cardápio Corridas Eventos Notícias Imprensa Como Chegar Fale com a gente
Runner Café / Notícias / ESTUDO CONSTATA QUE 60% D...
Estudo constata que 60% dos homens estão acima do peso no País

 

 
 
Levantamento realizado pela seguradora revela ainda que maior parte dos homens não pratica nenhuma atividade física
 
 
O perfil de saúde do brasileiro, identificado em pesquisa inédita realizada pela SulAmérica Saúde, aponta altos percentuais de fatores de risco na população masculina. Sedentarismo e obesidade estão no topo da lista. Os dados, que pertencem ao II Estudo SulAmérica de Saúde e foram colhidos entre 2004 e 2008, mostram que, dentre mais de 26 mil homens pesquisados, 60% apresentam o Índice de Massa Corpórea (IMC) elevado, sendo que 17% são classificados como obesos.
 
Os dados obtidos pela SulAmérica corroboram os números revelados em levantamento produzido pelo Ministério da Saúde e pela Universidade de São Paulo (USP) por meio da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Segundo essa pesquisa, mais da metade da população brasileira sofre com excesso de peso – aproximadamente 43,3% estão com o peso acima dos níveis recomendados e 13% estão obesos.
 
“Os quilos a mais são consequência do sedentarismo do homem”, afirma o diretor de Prestadores e Serviços Médicos da SulAmérica Saúde, Roberto Galfi, coordenador da pesquisa. De acordo com o levantamento da seguradora, 60% da população masculina é sedentária, número que também está em evolução, uma vez que em 2004, o índice de homens que não praticavam exercício era de 56,7%.
 
“A falta de atividade física gera outros problemas, como altas taxas de colesterol, que, aliado aos outros dois fatores de risco, pode resultar em problemas cardiovasculares mais graves”, detecta Galfi. De acordo com o estudo, 26,4% do público masculino têm níveis de colesterol limítrofes ou elevados, sendo que, em 2005, o índice era de 18,8%.
 
 
 
Sobre o Estudo
 
O estudo foi realizado a partir da avaliação do perfil de saúde e estilo de vida de 26.011 homens de mais de 200 empresas clientes da companhia em 12 Estados brasileiros, por meio do Saúde Ativa, um programa com foco na promoção à saúde e prevenção de doenças ou suas complicações, que engloba uma série de ações desenvolvidas aos segurados. A faixa etária predominante entre os segurados varia de 20 a 49 anos.
 
 
[01 de setembro]
« voltar às notícias
Av. Nazaré, 1199 - Ipiranga - 04263-100 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3628-0570
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h30
Sábados, das 10h às 18h.