|
8ª Ação de Saúde acontece neste domingo, no Parque do Ibirapuera
A FMU em parceria com o Instituto Emílio Ribas organiza nos dias 12 e 13 de setembro a 8ª Ação de Saúde, no Parque do Ibirapuera. Neste ano, o tema da feira será “Epidemias” e abordará a situação atual da gripe A (H1N1). Serão realizadas ações voltadas à avaliação das condições de saúde e a orientações ao público sobre a prevenção e tratamento da doença.
O evento, que tem como objetivo prestar serviço e esclarecimento à população, contará com dez estações para atender a diferentes casos: 1- prevenção e informação; 2- mostra do processo de mutação de 8 genes do vírus Influenza; 3- demonstração do vírus e sua estrutura; 4- Inalação e reprodução do vírus no pulmão; 5- transposição do vírus, aquisição, sinais e sintomas; 6- transmissão, vigilância epidemiológica e formas de prevenção; 7- diagnóstico, contenção da propagação do vírus, exames clínicos e laboratoriais; 8- prevenção e produção de vacina; 9- atendimento, internação e isolamento – UTI; 10- estudo da evolução do vírus, ações de contenção, medidas preventivas e produção de vacinas.
Durante a Ação serão realizados também exames clínicos e laboratoriais de pequena complexidade e atividades de educação nas áreas de serviço social, turismo e administração, por meio de palestras, exibição de vídeos, conferências e mesas-redondas.
Todas as ações serão desenvolvidas pelos coordenadores, professores, pesquisadores, técnicos, alunos e funcionários da FMU. Nelas, estão envolvidos 11 cursos da área de saúde da Instituição: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Musicoterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. O evento ainda recebe apoio da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura do Município de São Paulo, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e da Fundação Professor Edevaldo Alves da Silva.
“Esta iniciativa busca ampliar a prevenção e a preocupação com a saúde pública. Acreditamos que a pandemia da gripe A (H1N1) não é só um problema do Governo, mas sim uma obrigação de todos os setores, sejam escolas, empresas privadas ou instituições. Todos nós temos de colaborar para a resolução deste problema que atinge toda a população”, explica Arthur Roquete de Macedo, Presidente do IMS/FMU.
PROGRAMA
Atividade Pré Abertura
09hs
Painel - Epidemias: O enfrentamento da Crise
Coordenador: Gerson Penna - Ministério da Saúde / Secretário de Vigilância em Saúde
Participantes:
09h10 - Prof. Dr. Fernando Reinach – Biólogo - Ph.D - Cornell University Medical College - Diretor Executivo da Votorantim Novos Negócios
09h45 - Prof. Dr. Isaias Raw - Presidente da Fundação Butantan
10h30 - Prof. Dr. David Uip - Instituto de Infectologia Emilio Ribas - Médico; Prof. Livre Docente da USP
Abertura do Evento
11:10hs Autoridades Confirmadas
Governador do Estado de São Paulo
Ministro da Saúde
Secretario da Saúde
Secretario da Educação
Presidente do Grupo Educacional FMU
Reitora do Grupo Educacional FMU
Vice-Reitor da FMU e Reitor da FIAM FAAM
Presidente do IMS/FMU
Conferência Magna
11h30 Exmo. Sr. José Serra - Governador do Estado de São Paulo
14h30
Painel II - A contribuição da educação no enfrentamento da crise epidêmica.
Coordenador: Exmo. Sr. Luis Roberto Barradas Barata - Secretario da Saúde
Participantes:
14h40 Exmo. Sr. José Gomes Temporão Ministro da Saúde
15h15 Exmo. Sr. Paulo Renato Souza - Secretario de Educação do Estado de São Paulo
15h50 Prof. Dr. Arthur Roquete de Macedo - Presidente do Instituto Metropolitano da Saúde – IMS/FMU - Médico; Ex-Reitor da UNESP
16h30
Painel III - O papel da mídia na divulgação da crise da gripe A (H1-N1)
Coordenador: Jornalista Boris Casoy - Rede Bandeirantes
Participantes:
16h50 Jornalista Chico Pinheiro - Rede Globo
17h30 Jornalista José Roberto Burnier - Rede Globo
18h10 Jornalista Heródoto Barbeiro – CBN/TV Cultura
18h30 Jornalista Marcelo Leite – Jornal Folha de S. Paulo
| |