Home Mapa do Site Contato
Quem Somos Nós? Cardápio Corridas Eventos Notícias Imprensa Como Chegar Fale com a gente
Runner Café / Notícias / ACADEMIAS COLETAM TÊNIS U...
Academias coletam tênis usados para doação a instituições em todo o país

 

Campanha transformará as unidades da rede Companhia Athletica em postos de coleta de tênis usados, que serão encaminhados para instituições em todo o Brasil
 
 
As 12 unidades da Companhia Athletica já estão recebendo doação de tênis para o projeto Tênis Vivo, criado para dar visibilidade e incentivar o crescimento de programas brasileiros de inclusão social através do esporte. “Temos desenvolvido campanhas para o uso consciente de água, realizamos o Desafio Super 100 pelo segundo ano consecutivo, que é um programa coletivo de perda de peso em que os quilos extras são transformados em reais para ajudar a manter associações de combate à desnutrição infantil e, agora, nos unimos às empresas Technogym, Tetra Pak e DM9DDB, para lançar o Tênis Vivo”, comemora Marcos Nisti, diretor de Marketing e Vendas da Companhia Athletica.
 
O Tênis Vivo surge como representante dos programas de incentivo ao atletismo, destinados a jovens brasileiros de comunidades carentes, e da recuperação de pacientes com problemas cardíacos. Nisti explica que a ideia é que cada unidade da rede de academias passe a recolher os pares de tênis de corrida usados, que devem estar em bom estado de conservação. “Os calçados serão re-embalados e distribuídos para adolescentes inscritos em grupos de corrida e para pacientes em recuperação de cirurgias cardíacas que necessitem fazer atividades físicas”, explica. Todos os beneficiados serão pessoas de baixo poder aquisitivo.
 
Também está prevista a instalação de postos itinerantes no condomínio Iporanga, localizado no Guarujá, onde a Cia Athletica administra um fitness center, e nos escritórios da Technogym, Tetra Pak e da agência DM9DDB, assim como empresas que mantêm convênios corporativos com a Cia Athletica. “É uma ideia simples que traz conceitos muito fortes como o apoio e o incentivo à prática de esportes, a melhora da qualidade de vida das pessoas, a preservação do meio ambiente por dar mais tempo de uso ao mesmo produto, entre outros”, ressalta Marcos Nisti, que também é diretor de projetos do Instituto Cia Athletica.
 
Entidades e Projetos
Diversas entidades e projetos serão beneficiados pelo Tênis Vivo nesta primeira fase. Um deles é coordenado pelo professor Milton Cilira e realizado na ONG Sylvio de Magalhães Padilha (Symap). A entidade atende 38 crianças e adolescentes entre cinco e 15 anos, moradores de Paraisópolis, bairro da região Sul de São Paulo.  O trabalho desenvolvido por Miltinho, como é conhecido, foi inspiração para o Tênis Vivo.
 
O professor de corrida da Cia Athletica Kansas foi quem teve a ideia de começar a recolher, por conta própria, tênis usados de seus alunos e repassá-los para os jovens atendidos pela Symap, que recebem treinamento direcionado à corrida. “A maioria deles jamais teria condições de comprar um par de tênis. O que para nós pode já ser considerado ineficaz para esses meninos e meninas terá um outro peso, já que servirá para melhorar suas performances no treinamento e nas provas”, avalia Miltinho.
 
O projeto do Instituto Cia Athletica também ajudará, por meio da Associação dos Voluntários da Fundação Adib Jatene (AVIDA Pazzanese) e da Associação Nacional de Assistência ao Cardíaco (Anac), pacientes de baixa renda atendidos pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. “A ideia é distribuir os tênis recebidos entre os pacientes que precisam, por orientação médica, fazer caminhadas e que não têm condições de comprar um tênis para treinar”, afirma Luiz Lippel Júnior, diretor social da AVIDA/Anac. Esses pacientes também terão assessoria esportiva gratuita.
 
Além dos supracitados, serão beneficiados o Instituto Joaquim Cruz, de Brasília; o Reciclalar, de Campinas; a Fundação Francisco Constantini, de Curitiba; os Meninos do Esporte, de Ribeirão Preto; a Fundação Gol de Letra, do Rio de Janeiro; o Hospital Vivalle e o Instituto Recriar, ambos de São José dos Campos; e a Fundação Vila Olímpica, de Manaus.
 
[30 de setembro]
« voltar às notícias
Av. Nazaré, 1199 - Ipiranga - 04263-100 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3628-0570
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h30
Sábados, das 10h às 18h.