Home Mapa do Site Contato
Quem Somos Nós? Cardápio Corridas Eventos Notícias Imprensa Como Chegar Fale com a gente
Runner Café / Notícias / AUMENTA O NÚMERO DE MULHE...
Aumenta o número de mulheres que participam de corridas de rua

Especialista do Hospital do Coração alerta sobre os cuidados na prática de exercícios e ressalta que a massa muscular das mulheres é menor em comparação a dos homens


Não é de hoje que as mulheres vêm se destacando em diversas áreas, seja no mundo corporativo, no cenário político e no familiar. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no censo de 2000 foi registrado um excedente de 2.647.140 mulheres em relação ao número de homens da população brasileira.

Tendo em vista o aumento do número de mulheres, é verificado também o acréscimo de participantes do sexo feminino nas corridas de rua. Na corrida de São Silvestre, por exemplo, em 10 anos, o aumento foi de 27%. Nos EUA, segundo o site Marathon Guide, o número de mulheres que concluíram maratonas em 2008 aumentou em 6,7% em relação ao ano de 2007.

A corrida estimula o emagrecimento, desejo muito procurado pelas mulheres, além de liberar endorfina, o que causa uma sensação muito prazerosa. Com todo esse incentivo é importante então cuidar dos músculos e tendões.

O Dr. Rene Abdalla, ortopedista especializado em joelhos do Hospital do Coração, em São Paulo, dá algumas dicas e fala das prioridades ao assumir um compromisso como a corrida. “Antes de qualquer atitude é necessário procurar orientações gerais para fazer um check-up, como testes de esforço para descobrir os limites do corpo, avaliação muscular, nutricional, etc. Outro fato importante é o equilíbrio dos músculos, pois a massa muscular das mulheres é menor em relação a dos homens”, orienta o ortopedista.

A atividade contribui para que a pessoa abandone o sedentarismo, porém é necessário saber quais exercícios são recomendados para cada tipo de organismo. “É fundamental essa preocupação, pois a partir daí serão definidos os exercícios mais indicados para estimular de maneira orientada o movimento nas partes do corpo que não têm mobilidade”, explica Dr. Abdalla.

Ainda segundo o especialista, a preparação deve ser de forma continuada. “A escolha de um bom tênis e adoção de cuidados recomendados por especialista, é possível prevenir entre 60% e 70% dos traumas e lesões”, conclui.

[Março 2009]
« voltar às notícias
Av. Nazaré, 1199 - Ipiranga - 04263-100 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3628-0570
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h30
Sábados, das 10h às 18h.