Home Mapa do Site Contato
Quem Somos Nós? Cardápio Corridas Eventos Notícias Imprensa Como Chegar Fale com a gente
Runner Café / Notícias / MÉDICO BRASILEIRO ENCARA ...
Médico brasileiro encara dois Ironman em apenas duas semanas

Camilo Benke se prepara para participar das provas de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, e Florianópolis, no Brasil
 
CURITIBA, 18/02/2010 – Caminhadas, corridas, academia, natação entre outras atividades já fazem parte da rotina diária de milhares de brasileiros preocupados em cuidar da saúde. Mas imagina participar, ema apenas duas semanas, de duas provas de Ironman. Este é desafio do médico paranaense, Camilo Benke, que se prepara para enfrentar, em maio, as provas do Ironman de Lanzarote, nas Ilhas Canárias e, de lá, viaja direto para Florianópolis, em Santa Catarina, onde participa do Ironman do Brasil. Nenhum outro atleta no mundo já enfrentou duas provas desta natureza em tão curto espaço de tempo. Em média, uma prova de Ironman é composta por 4 km de natação, 180 km de ciclismo e 40 km de corrida, o que exige do atleta um longo período de descanso físico e mental.
 
Camilo já é conhecido por desafiar o próprio corpo em provas que exigem alto nível de preparo. Além do triathlon, ele também é alpinista e encara grandes montanhas. Em 2009, Camilo participou do Ironman do Arizona, nos Estados Unidos, e terminou a prova na 11ª colocação da sua categoria (30-34 anos) com o tempo de 9 horas, 52 minutos e 17 segundos. Dos EUA ele viajou direto para a Argentina e subiu os 6,5 mil metros da montanha Cerro Plata. Em seguida, ainda na Argentina, ele encarou a montanha mais alta das Américas, o Aconcágua, com sete mil metros de altura. Camilo realizou estas três provas em menos de 30 dias. Para se ter uma ideia do grau de complexidade de cada um desses desafios, o tempo de recuperação para uma prova de Ironman é, em média, de um mês. E para subir até o cume do Aconcágua um atleta experiente leva cerca de 15 dias. Camilo provou que é possível superar, não apenas os limites do corpo, mas, também, do tempo.
 
O maior desafio
 
A rotina de treinamento do paranaense é, sem dúvida, o maior desafio. Como a maioria dos atletas brasileiros, Camilo não conta com nenhum tipo de apoio financeiro ou patrocínio. “Eu pago tudo do meu bolso, com meu salário. Por isso eu tenho que dividir meu tempo de treino com os plantões no hospital”, comenta o doutor Camilo Benke, que é médico plantonista e divide o dia - e a noite -, entre plantões de 12 ou 24 horas no pronto-socorro, com os treinos de 5 a 6 seis horas diárias. “Eu saio do plantão e nem penso no cansaço. Pego minha bicicleta e vou para a estrada pedalar. Em seguida já emendo uma corrida e depois uma piscina. É exaustivo, mas é preciso. Seria melhor se eu pudesse apenas treinar e me concentrar nas provas”, relata Camilo.
 
Engana-se quem pensa que o atleta, de 31 anos, se dedica ao esporte desde muito cedo. Ate pouco tempo, Camilo se considerava um sedentário. Um belo dia ele resolveu incluir os exercícios físicos na sua rotina e logo veio a paixão pela superação e pelos desafios. “É um teste para o corpo e para a mente. Foi o que propus para mim há três anos, uma filosofia de superação que batizei de “YOU CAN” [você pode]. Estou muito feliz por fechar o ano superando minhas metas e bastante ansioso para esta próxima jornada”,  diz o triatleta.
 
As duas provas que o triatleta irá participar são classificatórias para o Ultraman do Hawai, a maior prova de triatlhlon do mundo.
[17 de fevereiro]
« voltar às notícias
Av. Nazaré, 1199 - Ipiranga - 04263-100 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3628-0570
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h30
Sábados, das 10h às 18h.