| Triathon Academia incentiva o esporte com aula de Running Class
Como uma forma de escapar do estresse vivido diariamente nas cidades e também para escapar do sedentarismo, os paulistanos estão cada vez mais aderindo à prática do Pedestrianismo. Caminhar e correr em parques, bosques e áreas verdes espalhadas pela cidade já virou mania. E a torcida é para que fique.
Para incentivar ainda mais a prática da atividade, a Triathon Academia criou o Running Class, um treino específico para corrida e caminhada tanto para amadores como profissionais realizado dentro e fora da academia.
Segundo Armando R. Junior, professor da modalidade, a maior procura é feminina. “O grande destaque são as competidoras mulheres nas corridas de rua. Temos um crescimento na participação de mais de 30%, nos últimos quatro anos e em provas que envolvem mais de 10.000 participantes”, diz. Durante este período Junior também observou que o número de provas e as suas variações, como percursos de pequenas distâncias, aumentaram consideravelmente. “É importante salientar que as atividades realizadas fora da academia, também devem ter a orientação de um educador físico, para um treinamento adequado, seguro e de acordo com a condição física atual de cada pessoa”, complementa.
Mas porque tantas pessoas escolhem este esporte? Para Maria Cláudia da Costa, atleta amadora e aluna da Triathon, a corrida ao ar livre “é o esporte que dá liberdade, bem estar e melhora a saúde do corpo e da mente. Ela cria desafios e contribui para vencê-los.” A atividade melhora o condicionamento cardiorrespiratório, diminui a porcentagem de massa gorda, contribui no combate dos riscos de doenças cardíacas, fortalece e tonifica os músculos, ajuda a prevenir a osteoporose, os distúrbios do sono e até mesmo o câncer.
Além de incentivar à prática do esporte, a Triathon Academia, com estrutura adequada para treinos externos, acompanha seus alunos em competições como Circuito Adidas 4 Estações, Nike Human Race, Circuito Track & Field de corridas, Circuito de Corridas Noturnas Reebock, entre outras. Todas as provas são abertas para competir atletas profissionais ou apenas os apaixonados pelo esporte.
Pesquisa
Segundo a última pesquisa realizada pela UNICAMP – Universidade de Campinas, em 2006 foram realizadas mais de 250 provas de corrida no estado de São Paulo. O levantamento mostra que apenas 1% dos competidores são atletas profissionais e, na maioria dos participantes, o amor ao esporte é o motivo de estarem nessas provas. | |