Home Mapa do Site Contato
Quem Somos Nós? Cardápio Corridas Eventos Notícias Imprensa Como Chegar Fale com a gente
Runner Café / Notícias / SÃO PAULO TORNA-SE O CENT...
São Paulo torna-se o centro mundial das corridas de rua em abril

Cidade recebe o primeiro Congresso sobre o esporte realizado na América Latina


O fenômeno das corridas de rua, que há alguns anos vem conquistando as cidades brasileiras e hoje é apontado como o segundo esporte mais popular do país, ganhará um importante capítulo entre os dias 2 e 5 de abril. Neste período, São Paulo sediará o 17º Congresso Mundial da AIMS (Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Longa Distância), o primeiro a ser realizado na América Latina.

A ação viabilizada pela ONG Corpore, maior clube de corredores do país com 235 mil atletas cadastrados e média de 400 novos atletas por dia, busca discutir os diversos temas que envolvem a organização das provas de rua, esporte que a cada dia ganha mais notoriedade nas cidades brasileiras, com cerca de 4 milhões de participantes atualmente.

O encontro contará com a participação dos principais organizadores de Maratonas do Mundo: Nova York, Berlim, Mumbai, Praga, México, Costa Rica e África do Sul, entre outras. O Brasil será representado por José Inácio Werneck (pioneiro no jornalismo esportivo ligado as corridas) e David Cytrynowicz (presidente da Corpore).

Caberá a David Cytrynowicz apresentar um painel contando a contribuição da Corpore para o crescimento do esporte no Brasil e as últimas novidades que já estão sendo utilizadas nas provas, como a implantação de uma estação meteorológica que informa aos corredores as condições de clima e umidade antes da largada.

O cuidado com a saúde de quem pratica o esporte também estarão na pauta das discussões. O tema será encabeçado pelo especialista William Roberts, Professor do Departamento de Medicina Familiar e Saúde Comunitária da Escola de Medicina de Minnesota, diretor médico da Maratona de Twin Cities (USA), e que é ligado a diversos órgãos de medicina esportiva internacional.

Mercado forte – Nos últimos anos, as corridas de rua vêm se tornando um importante fator econômico para as cidades, apresentando um crescimento anual de 20 a 30%. Este esporte movimenta em torno de R$3 bilhões/ano, influenciando também uma série de outros mercados agregados, como o de material esportivo e bebidas isotônicas.

Por causa disso, muitas empresas passaram a associar seu nome às corridas de rua, apostando em uma atividade que agrega saúde aos participantes. Um exemplo é o Laboratório Fleury, que há alguns anos patrocina provas de rua.

Todos esses aspectos transformaram a capital paulista em uma referência em corridas para todo o mundo, tanto no quesito segurança, como na questão de conforto aos participantes, graças, em grande parte, ao trabalho inovador da Corpore.

Alguns exemplos:

- Desde 2004, a Corpore inclui uma dupla de paramédicos de bicicletas a cada km de prova, além de survey runners (socorristas de apoio) em todas as suas corridas, o que agiliza qualquer atendimento a ser prestado.

- Em 2008, foi criado o Espaço Mulher, um conceito novo, que visa disponibilizar maior atenção ao público feminino das provas.

- No mesmo ano, a Corpore iniciou uma ação de cidadania: a Coleta Seletiva. Feita em parceria com a Cooper Glicério (Cooperativa de Catadores de Lixo do Jardim Glicério) possibilita que copos de plástico, tampas de alumínios e materiais gerados durante a prova tenham um fim nobre, a reciclagem, e se tornem fonte de renda para outras famílias. No último semestre, foram recolhidos 1.634 kg de copos plásticos, 37 kg de alumínio (tampa de copos plásticos), 780 kg de papelão e 631 kg de sacos plásticos, tudo devidamente encaminhado para a cooperativa. Esta ação foi estendida a todas as provas do Circuito Corpore 2009.

- Para 2009, foi instituído o Byke Park para incentivar o transporte de bicicleta até as provas. Outra inovação fica a cargo das camisetas das provas, que trarão nas costas homenagens a importantes monumentos da cidade de São Paulo, como o MASP, o Obelisco do Ibirapuera, e etc.

- Em termos de saúde, os competidores passam a contar com uma estação meteorológica na largada de cada prova, que transmitirá importante dados sobre temperatura, pressão e umidade relativa do ar em tempo real.


Raios-X das corridas em São Paulo:

* O ano dispõe de 52 semanas. Segundo o CET, em 47 delas acontecem mais de 130 provas (há finais de semana já reservados para eventos especiais como Carnaval, Fórmula 1 e Finados). Há finais de semanas em que se chega a realizar até três provas na cidade de São Paulo, em áreas separadas para que um evento não comprometa o outro (fonte: Eduardo Macabelli - Superintendente de Operações do CET)

* O esporte cresce tanto, que no dia 16/03/09 foi publicado uma normativa no Diário Oficial do Estado, criando novas regras e aumentando o rigor para o surgimento de novas provas na cidade, que busca primar pela qualidade das que já existem.

* Nas provas tem se observado um grande crescimento da participação feminina, que apresentou entre os anos de 2003 e 2008 uma evolução de 189% em eventos Corpore (saltando de 13710 inscritas em 2003 para 39666 em 2008). No mesmo período, a participação masculina, evoluiu 107% (de 45268 para 93524).


Serviço:

17º Congresso Mundial da AIMS
Local: Hotel Mercure,
Rua Joinvile, 515, - Ibirapuera
Data: 02 a 04/04

Encerramento: 05/04
X Meia Maratona Corpore Internacional de São Paulo
Local: USP
Horário: 7h30

[Abril 2009]
« voltar às notícias
Av. Nazaré, 1199 - Ipiranga - 04263-100 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3628-0570
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h30
Sábados, das 10h às 18h.