Home Mapa do Site Contato
Quem Somos Nós? Cardápio Corridas Eventos Notícias Imprensa Como Chegar Fale com a gente
Runner Café / Notícias / PESQUISADORES PROCURAM CO...
Pesquisadores procuram corredores amadores

 

Pesquisa Médica busca corredores amadores do sexo Masculino (35 a 50 anos) que não tomem medicação. Sob supervisão da Dra Luciana Mato, a pesquisa inclui a realização de exames na Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício, do Instituto do Coração (Incor)

O objetivo é avaliar o impacto do treinamento físico de alta intensidade em corredores amadores, sobre as grandes artérias do nosso corpo, como a artéria carótida; sobre a atividade dos nervos que controlam a passagem de sangue na perna e sobre o mecanismo que ajuda no controle da pressão arterial, à curto prazo.

Poderão participar da pesquisa, corredores amadores, do sexo masculino, de 35 a 50 anos, que não tomem medicação e que mantenham treinamento físico por no mínimo 2 anos, com freqüência mínima de 4 dias por semana, volume mínimo de treino de 240 minutos por semana e que participem de competições locais de 10km ou mais.

Não poderão participar da pesquisa, indivíduos que apresentarem obesidade, dislipidemia, diabetes, alguma doença cardíaca ou que fumem.

Exames

Os exames serão realizados na Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício, do Instituto do Coração (Incor). Os exames serão realizados durante três dias e deverão ser repetidos após 4 meses.
Os exames que serão realizados são:

• Eletrocardiograma de repouso

• Ecocardiograma de repouso

• Ergoespirometria


• Avaliação das propriedades arteriais: durante este exame, será colocado 1 (um) eletrodo sobre a artéria carótida, localizada no pescoço e 1 (um) na artéria femural, localizada na virilha. Além disso, será colocado gel no pescoço, para que o médico realize a avaliação da artéria carótida.
• Composição corporal: para verificar % de gordura.
• Coleta de sangue (colesterol, glicemia, hemograma).

• Microneurografia: serão colocadas duas agulhas bem finas na perna para sabermos a quantidade de atividade do nervo que controla a passagem de sangue na perna.


• Análise da sensibilidade barorreflexa: serão injetados, em uma veia do braço, dois tipos diferentes de medicamentos: a fenilefrina, que irá aumentar levemente a pressão arterial e o nitroprussiato de sódio, que irá diminuir levemente a pressão arterial. O efeito dos medicamentos desaparece minutos depois da infusão ser encerrada.

• Avaliação clínica cardiológica - realizada pela cardiologista Dra. Luciana Matos.
Participando dessa pesquisa, o atleta estará realizando uma completa avaliação clínico-cardiológica e terá conhecimento do seu atual estado de saúde.


INTERESSADOS EM SE CADASTRAR PARA A PESQUISA DEVEM ENTRAR EM CONTATO ATRAVÉS DO E-MAIL smash@hydra.com.br
[8 de novembro]
« voltar às notícias
Av. Nazaré, 1199 - Ipiranga - 04263-100 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3628-0570
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h30
Sábados, das 10h às 18h.