Home Mapa do Site Contato
Quem Somos Nós? Cardápio Corridas Eventos Notícias Imprensa Como Chegar Fale com a gente
Runner Café / Notícias / CAMINHADA CELEBRA O DIA M...
Caminhada celebra o Dia Mundial da Água no Parque Ecológico do Tietê

 
Gratuito ao público, a Caminhada pela Água faz parte da iniciativa mundial The World Walks For Water, que no Brasil será realizada pelo PLANETA SUSTENTÁVEL, pela NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL e pelo Instituto Trata Brasil, com apoio do Instituto Sangari


  
 Todos os dias milhões de pessoas ao redor do mundo, em sua maioria mulheres e crianças, caminham em média 6 km em busca de água, nem sempre potável, para as suas necessidades básicas. A falta de água e de saneamento básico são a causa de muitas doenças que levam à morte 4.000 crianças por dia no mundo. Para trazer mais informações e alertar para a necessidade de conservação e de melhor distribuição desse recurso natural, o PLANETA SUSTENTÁVEL, em parceria com a revista NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL e o Instituto Trata Brasil, com apoio do Instituto Sangari, realizam no dia 20 de março, às 9h, a Caminhada pela Água, no Parque Ecológico do Tietê, uma das mais belas áreas verdes da cidade de São Paulo.
 
O evento faz parte do movimento mundial The World Walks For Water, uma iniciativa da ONG End Water Poverty que visa reproduzir essa distância em busca da água em caminhadas orientadas em vários países. A ação é parte da celebração do Dia Mundial da Água, estabelecido pela ONU, no dia 22 de março. A escolha do Parque Ecológico do Tietê se dá, também, por motivos simbólicos: o parque foi implantado em uma área que já foi local de escavação de areia e aterro sanitário. O percurso de 6 km passará pela Trilha da Água, que compreende uma volta em torno do parque, passando por brejos e banhados do rio Tietê e pelas lagoas artificiais, criadas em função das escavações.
 
Durante a Caminhada pela Água, os participantes receberão informações de educadores ambientais e de placas instaladas ao longo do percurso. Entre os atrativos, a fauna do parque, composta de quatis, macacos, capivaras e aves diversas, nos belos cenários formados pela vegetação. Com trajeto plano e bem arborizado, a caminhada será realizada em ritmo leve, recomendada para jovens e adultos, a partir dos 10 anos de idade e com distribuição de água ao longo do percurso. Após o passeio, será possível visitar ainda o Museu do Tietê, no mesmo local.
 
A participação na caminhada é gratuita. Basta se inscrever pelo e-mail psustentavel@abril.com.br até o dia 18 de março de 2011, informando nome completo, idade, CPF e telefone dos participantes. Os 150 primeiros inscritos receberão uma camiseta exclusiva no evento. Os 50 primeiros ganham ainda um convite para a exposição "Água na Oca". Além de um tênis confortável, é recomendado que os participantes usem roupas leves e se protejam do sol com boné e filtro solar, além do uso de repelente contra mosquitos.
 
 
SERVIÇO: Caminhada pela Água
 
Data: 20 de março
Local: Parque Ecológico do Tietê (Saída no prédio da Oficina Cultural)
Acesso: Rodovia Ayrton Senna, km 17 (sentido São Paulo-Rio de Janeiro)
Horário: 9h 
Duração: 1h30min
Inscrição: gratuita
 
DADOS SOBRE A REALIDADE DO SANEAMENTO NO BRASIL
 
- 57% da população brasileira não possui coleta de esgoto (SNIS 2008).
 
- As 81 maiores cidades do País, com mais de 300 mil habitantes, despejam, diariamente, 5,9 bilhões de litros de esgoto sem tratamento algum, contaminando solos, rios, mananciais e praias, com impactos diretos à saúde da população (Ranking Trata Brasil);
 
- 31% da população desconhece o que é saneamento, somente 3% o relacionam à saúde e 41% não pagaria para ter seu domicílio ligado à rede coletora de esgotos (ITB / IBOPE).
 
- 7 crianças morrem todos os dias no País, vítimas de diarreia, e mais de 700 mil pessoas são internadas a cada ano nos hospitais públicos em consequência da falta de coleta e de tratamento dos esgotos;
 
- Crianças expostas aos esgotos aprendem 18% menos.
 
- 18% é a valorização média que o valor dos imóveis poderia sofrer caso houvesse acesso universal à rede de esgoto;
Fonte: Instituto Trata Brasil
 
 
THE WORLD WALKS FOR WATER

The World Walks For Water é um evento global realizado entre 19 e 22 de março de 2011 com o objetivo de elevar a consciência mundial sobre a crise na oferta de água e saneamento básico. Cerca de 10 mil pessoas ao redor do mundo devem participar das caminhadas realizadas em seus países. Essa campanha é coordenada pela End Water Poverty, uma coalizão de 175 organizações da sociedade civil que atuam na implementação de políticas e práticas de conservação e distribuição de água potável e saneamento básico, como o Instituto Trata Brasil. Saiba mais: www.endwaterpoverty.org / www.worldwalksforwater.org
 
 
O PLANETA SUSTENTÁVEL
 
O PLANETA SUSTENTÁVEL é um projeto de comunicação multiplataforma inovador, que traz a discussão da sustentabilidade para a pauta do dia. Liderado pela Editora Abril e empresas patrocinadoras, o projeto começou em 2007 e conta com a força de 38 títulos de revistas, bem como sites, aplicativos para iPhone e eventos, como a Caminhada pela Água. A missão do PLANETA SUSTENTÁVEL é difundir conhecimento sobre a sustentabilidade e ideias inovadoras para um mundo melhor. Trabalhar com diferentes plataformas e títulos permite que o projeto atinja diversos públicos, falando com cada um deles dentro de sua própria linguagem, tornando assim a mensagem mais eficaz. Para estimular a produção de conhecimento e promoção da Sustentabilidade, o projeto conta com o Conselho Consultivo, formado por autoridades em diversas áreas do conhecimento. Vale lembrar que o PLANETA SUSTENTÁVEL conta com o patrocínio de importantes empresas públicas e privadas: Abril, CPFL Energia, Bunge, Petrobras, Grupo Camargo Corrêa e Caixa. Visite o site: www.planetasustentavel.com.br.
 
A NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL
 
Lançada no Brasil em maio de 2000 pela Editora Abril, a revista NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL traz conhecimento e beleza juntos em cada edição. Sua missão é "Inspirar as pessoas a cuidar do planeta". Cobre de arqueologia a futurologia, com destaque para ciência, história, espaço, cultura e ecologia.
 
Em 1888, um grupo de exploradores, cientistas, cartógrafos, topógrafos, educadores e inventores fundou a National Geographic Society com a missão de "estimular e difundir o conhecimento geográfico". No mesmo ano, foi lançada sua publicação oficial, a National Geographic, mais tarde - por indicação de Alexandre Graham Bell, segundo presidente da NGS (e inventor do telefone) - transformada em uma publicação popular que desse suporte financeiro à sociedade. O resultado foi excepcional.
 
Nas décadas seguintes a revista se tornaria referência de jornalismo e de fotografia enquanto a sociedade organizava expedições que marcariam o século 20. A NGS concedeu mais de 9 mil bolsas de iniciação científica nos últimos 120 anos, dezenas delas no Brasil. Produz, ainda, documentários, programas de televisão, livros, atlas, websites e materiais didáticos.
 
 
O INSTITUTO TRATA BRASIL
 
O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), iniciativa de responsabilidade socioambiental que visa à mobilização dos diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento no País.

Criado em julho de 2007, o Instituto Trata Brasil tem como proposta informar e sensibilizar a população sobre a importância e o direito de acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e mobilizá-la a participar das decisões de planejamento em seu bairro e sua cidade; cobrar do poder público recursos para a universalização do saneamento; apoiar ações de melhoria da gestão em saneamento nos âmbitos municipal, estadual e federal; estimular a elaboração de projetos de saneamento, oferecer aos municípios consultoria para o desenvolvimento desses projetos e incentivar o acompanhamento da liberação e da aplicação de recursos para obras. 
 
Hoje, o Instituto conta com o apoio das empresas e entidades Amanco, Braskem, Solvay Indupa, Tigre, CAB Ambiental, Foz do Brasil, Saint-Gobain, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pastoral da Criança, Agência Nacional de Águas (ANA), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Fundação Nacional dos Urbanitários (FNU), Instituto Brasil PNUMA, Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) e site Saneamento é Básico. Visite o site www.tratabrasil.org.br.
 
 
INSTITUTO SANGARI
 
Com o objetivo de mobilizar a opinião pública o Instituto Sangari promove a difusão científico-cultural por meio de exposições, publicações e projetos de popularização da ciência realizados com ampla rede de parceiros nacionais e internacionais. A exposição "Água na Oca" é mais um resultado dessa iniciativa. A mostra traz instalações interativas e uma grande estrutura tecnológica para engajar e sensibilizar o público sobre a importância do tema para a humanidade. Visite o site www.institutosangari.com.br
 
 

[16 de março
« voltar às notícias
Av. Nazaré, 1199 - Ipiranga - 04263-100 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3628-0570
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h30
Sábados, das 10h às 18h.