Seja qual for seu objetivo, pedalar faz bem à saúde e ainda ajuda a combater os quilos a mais. Além das vantagens para a saúde, a bicicleta é o veículo mais econômico e menos poluidor. Com um passeio de apenas 40 minutos é possível q ueimar cerca de 300 calorias, e se mantiver este ritmo por mais de dois meses, irá notar que as suas pernas ficarão 25% mais fortalecidas e os músculos do abdômen mais tonificados.
“Um exercício aeróbico, é ainda excelente para regularizar os níveis da tensão arterial, triglicéridos e colesterol. No entanto, há aspectos que não se deve descuidar ao praticar este esporte: use sempre capacete, caneleiras e proteções para os joelhos e cotovelos. Se o passeio for depois de ter escurecido, é também fundamental vestir um colete refletor e usar painéis luminosos e luzes na bicicleta”, afirma o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisoterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética.
Motivos para você começar a pedalar
1-Quando você anda de bicicleta, a força que exerce sobre os pedais desenvolve a musculatura das pernas e você também adquire um físico mais vigoroso.
2- Está atividade física evita o contato de impacto com o solo, eliminando os riscos de uma ruptura de ligamentos. Em termos aeróbicos os benefícios são os mesmos, além disso, pedalar fortalece os músculos da perna e do coração, combate à flacidez das pernas, melhora a circulação sangüínea e ajuda na queima de calorias.
3- O ideal é começar pedalando de 15 a 20 minutos, três vezes por semana. Use tênis, qualquer modelo, desde que confortáveis. As bicicletas devem ter guidão alto, para evitar esforços na coluna. A postura deve prezar por manter o tronco na vertical, sem forçá-lo. O banco deve estar regulado na altura da extensão das pernas.
4-O ciclismo não oferece risco algum, a não ser as quedas. Para usufruir do esporte como método de condicionamento físico, pedale mais de 20 minutos por dia, e para perder calorias o tempo deve ultrapassar os 40 minutos diários. Ainda é possível pedalar sem sair de casa, basta usar as bicicletas ergométricas. Os benefícios são os mesmos.
5-Antes de iniciar qualquer tipo de exercícios é recomendável procurar um médico para obter informações. |