Caminhada incentiva a prática de atividades físicas com ações saudáveis, que beneficiem o corpo e a mente
No próximo dia 11 de outubro acontece no Distrito Federal, a primeira edição do Viva Feliz 10K Brasília, que terá a prova Caminhada do Coração HCor. O evento, que está aberto para esportistas, iniciantes e portadores de necessidades especiais, terá uma equipe à disposição para prestar atendimento hospitalar aos corredores.
O projeto “Viva Feliz – Qualidade de Vida” tem como principal objetivo promover a saúde e qualidade de vida através de eventos esportivos. A competiçãoque já é realizada em São Paulo e este ano acontecerá em novembro, é previamente planejada para atender os preceitos do projeto e oferecer todo o suporte físico, estrutural e de saúde, para os esportistas.
O HCor é parceiro desta e de outras ações esportivas e acredita ser de extrema importância sua participação no projeto, para a conscientização da população sobre os benefícios trazidos pelo exercício físico como forma de prevenir doenças cardíacas, físicas e estruturais.
Foi por todo este trabalho que criou-se em cada corrida da qual o HCor participa a iniciativa da Caminhada do Coração HCor. Ela comprova a importância da atividade física no contexto de saúde, qualidade de vida e entretenimento, e é direcionada a pessoas interessadas na prática de exercícios físicos, mesmo sendo sedentárias ou atletas amadores.
A participação do HCor no evento está marcada por disponibilizar uma estrutura que oferecerá os serviços de medição do Índice de Massa Corporal (IMC), da Pressão Arterial e do índice de Glicemia.
Aos atletas e o público em geral, além do suporte médico da prova com ambulâncias fornecidas pelo HCor, também terão acesso a folhetos informativos sobre os cuidados na prática da atividade física.
A largada e chegada ocorrerão no Parque da Cidade Sarah Kubitschek e as provas serão divididas pelas categorias, 10K, 5K e Caminhada do Coração HCor de 5K. Os cinco primeiros colocados na categoria geral masculino e feminino (para a corrida de 10K e 5K) irão receber, além da medalha de participação, um troféu ou medalha especial. Também recebe medalha de participação os três primeiros na categoria atletas deficientes (masculino e feminino), além das equipes com maior número de atletas inscritos no evento classificadas entre os dez primeiros.
A preparação para corrida deve seguir uma série de cuidados, que inclui além de orientação e avaliação médica, boa preparação física, e a ingestão de alimentos saudáveis com uma dieta equilibrada, a fim de que cada atleta tenha uma melhor desenvoltura no momento da corrida.
Projeto Viva Feliz – Qualidade de Vida
De ação comunitária o projeto “Viva Feliz” tem o objetivo de promover eventos esportivos para orientar sobre a prática de atividades físicas, destacando os aspectos positivos, em qualquer idade, na manutenção da saúde e bem estar. Além da qualidade de vida o projeto tem foco na sustentabilidade e no meio ambiente, que é transmitido por meio de mensagens sobre educação, preservação, reciclagem, biodiversidade, entre outros assuntos relevantes sobre os temas.
Prevenção
Com todos os avanços que a vida moderna proporciona é necessário que as pessoas se mobilizem para fugir do estado de desequilíbrio emocional que muitas vezes reflete na saúde física. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2005 a cada 100 mil óbitos no Brasil, 84.945 foram causados por doenças do coração. Desse número, 28,76% refere-se ao Estado de São Paulo. Na população jovem, entre pessoas com idade de 20 a 40 anos, o número de infartados representa 12% dos casos, sendo que há dez anos, essa representação era de 6%.
“Caminhar ou correr são apenas duas das muitas maneiras para iniciar uma prática saudável. Além de produzir inúmeros benefícios, previnem doenças cardiovasculares. Porém, para começar qualquer atividade de exercícios físicos, é necessário que a pessoa siga corretamente algumas regras básicas para que a atividade não se torne um problema”, acrescenta o Dr. César Jardim.
É fundamental que o esportista procure um bom médico antes de iniciar qualquer atividade física para que receba uma orientação ideal para cada tipo físico e não exagere nos exercícios. É importante também incluir precauções na rotina, como evitar postura inadequada e o uso constante do salto alto, para o caso das mulheres, pois podem prejudicar o sistema articular do corpo.
Significante também é a questão da alimentação, pois a reeducação alimentar, a eliminação do excesso de gordura, a inclusão de frutas e a hidratação antes, durante e depois da prova, completam a preparação para as corridas e caminhadas.
Dicas
• Faça um aquecimento para preparar a musculatura. No estilo “trote” movimente-se por 5 a 10 minutos
• Mantenha a postura ereta, com balanço harmônico dos braços e passadas suaves para garantir uma maior estabilidade de toda estrutura corporal, evitando lesões
• Escolha um par de tênis adequado, pois devem proteger primordialmente os membros inferiores dos impactos e repetições de movimentos
• Dê preferência a roupas com tecidos que permitam uma transpiração mais livre
Prevenção
• Exercite-se apenas enquanto estiver bem
• Inicie e termine um exercício sempre de forma gradativa. Evite parada abrupta
• Interrompa a atividade sempre que surgirem sintomas, mesmo discretos, de algum problema de saúde
• Respeite seus limites individuais. Não os ultrapasse
• Evite exercícios vigorosos após refeições
• Não considere a sudorese como sinal de limite de um exercício físico. Com a idade diminui a quantidade de glândulas produtoras de suor e, em consequência, calor e esgotamento físico poderão chegar antes de aparecer o suor
Anote na agenda
Caminhada do Coração HCor no Viva Feliz 10K Brasília
Dia: 11 de outubro (domingo)
Horário: 8h30
Largada e chegada: Parque da Cidade Sarah Kubitschek – Em Brasília
|