Home Mapa do Site Contato
Quem Somos Nós? Cardápio Corridas Eventos Notícias Imprensa Como Chegar Fale com a gente
Runner Café / Notícias / AFRICANOS VENCEM EM SÃO J...
Africanos vencem em São José dos Campos

Emmanuel Kipkemei e Maurine Kipchumba lideraram o Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros e Previdência
Mais uma vez, atletas africanos mostram que são páreo difícil mesmo correndo em uma pista de terra, com muitas irregularidades, e em boa parte alagada. Emmanuel Kipkemei Bett (25 anos, equipe Kenia/Luasa), do Quênia, com a incrível marca de 16 mim e 39 segundos, foi o campeão entre os homens. No lado das mulheres, Maurine Jelagath Kipchumba (21 anos, equipe Kenia/Luasa), também do Quênia, ficou com o primeiro lugar, completando o percurso de 6 quilômetros do Parque da Cidade em 19 min e 16 segundos.
 
Foi a primeira vez que ambos os atletas participaram do Circuito. Segundo Luiz Antonio Santos, treinador da dupla, os corredores não encontraram dificuldade com o percurso. “São atletas de alta performance e estão bem preparados para enfrentar qualquer desafio”, explicou.
 
Quem compareceu à primeira prova realizada em São José dos Campos do Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros e Previdência, enfrentando o tempo chuvoso, assistiu a um belo espetáculo. Os atletas de elite garantiram emoção ao evento, com uma competição de alto nível técnico.
 
A lama e a pista alagada atrapalharam um pouco o desempenho dos competidores, de acordo com Martin Hhaway Sule, segundo colocado. “Correr com chuva exige um treino específico”, disse. O terceiro colocado foi Yetwale Kende Ademe, de 18 anos (Equipe Fila), da Etiópia. Em quarto ficou o brasileiro Gilberto Lopes, de 20 anos, da equipe Pé de Vento. Em quinto chegou o atleta brasileiro Marcelo Cabrini, de 25 anos, que já subiu ao pódio em diversas ocasiões do Circuito. “Senti um pouco de dificuldade por causa das condições da pista. Precisei usar menos velocidade e mais força para manter o ritmo”, disse Cabrini.
 
Cerca de 3 mil pessoas prestigiaram a 18ª etapa do Circuito, dividindo-se entre a corrida e a caminhada de 3 quilômetros. Lauter Nogueira, coordenador técnico do Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros e Previdência classificou como muito boa a presença do público no Parque da Cidade. “Temos de levar em consideração que este foi o primeiro evento na região e ainda no primeiro dia do horário de verão. Tivemos ainda como adversário o tempo úmido durante parte da manhã”.
 
Para a atleta Noeme Maria Pereira, de 33 anos (Equipe Marcelo Cabrini Assessoria), o nível das provas tem ficado cada vez melhor, à medida que o Circuito se firma na agenda dos corredores de rua no país. “A competição é bem acirrada, isso é muito estimulante para nós que participamos e buscamos sempre nos superar”, afirmou Noeme. Segundo ela, o percurso irregular, de cross country, foi um desafio a mais.
 
A etíope Yemer Yeshareg Ayale (Fila), de 19 anos, segunda colocada na prova feminina, também participou pela primeira vez do Circuito. Rosângela Raimunda Faria (Equipe Asics/Pinheiros), de 34 anos, foi a brasileira melhor classificada, com o terceiro lugar. “A chuva deixou a competição mais difícil, pois a pista estava muito escorregadia”, declarou.
 
A quinta colocada, Camila Aparecida dos Santos (Pé de Vento), chamou a atenção pelo bom desempenho, apesar da pouca idade. A atleta, de 18 anos, de Poços de Caldas, participou pela primeira vez do Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros e Previdência.
 
Evento oferece Prêmio Longevidade
 
Aristeu Domingues, de 68 anos, com o tempo de 28 min e 22 segundos, foi o merecedor do Prêmio da Longevidade nesta etapa. Mostrando grande disposição, Domingues contou que começou a correr há poucos anos e não parou mais. “Foi uma mudança radical e hoje me sinto melhor do que há 10 anos.”
 
Entre as mulheres, o destaque pela longevidade ficou com Anete Maria das Graças Januário, de 60 anos, que fez o tempo de 44 min e 9 segundos. ”Comecei a correr para controlar a diabetes e minha saúde melhorou. Estou muito feliz assim”, declarou Anete. Na categoria caminhada, Clarinda Bento Oliveira Jacob, de 86 anos, foi a mulher mais longeva a marcar presença.
 
 
A próxima prova do Circuito será em Presidente Prudente, no dia 8 de novembro. Haverá ainda mais duas competições: em Sorocaba, dia 15/11, e a final no Rio de Janeiro, em 13 de dezembro.
Para mais informações, acesse o twitter do Circuito da Longevidade, no endereço twitter.com/longevidade. Lá é possível ter acesso, em tempo real, a notícias das etapas, links para fotos, dados sobre participantes e algumas curiosidades sobre o evento.
Resultados de São José dos Campos:
Corrida – Prova Masculina
Classificação
1
2
3
4
5
Nome
Emmanuel Kipkemei Bett
Martin Hhaway Sule
Yetwale Kende Ademe
Gilberto Silvestre Lopes
Marcelo Cabrini
Tempo
00:16:39
00:16:44
00:17:05
00:17:09
00:17:21
Corrida – Prova Feminina
Classificação
1
2
3
4
5
Nome
Maurine Jelagath Kipchumba
Yemer Yeshareg Ayale
Rosângela Raimunda Pereira Faria
Noeme Maria Pereira
Camila Aparecida dos Santos
Tempo
00:19:16
00:19:42
00:20:18
00:20:31
00:20:52

[19 de outubro]
« voltar às notícias
Av. Nazaré, 1199 - Ipiranga - 04263-100 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3628-0570
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h30
Sábados, das 10h às 18h.